Porque Adquirir

Por que adquirir uma lâmpada e Leds

O mundo avança, a tecnologia caminha para frente, e a crise econômica mundial também parece que não para.

Portanto se não podemos parar a crise mundial, podemos pelo menos aproveitar o avanço da tecnologia para procurar economizar um pouco.

Os LEDs são uma ótima maneira para economizar o consumo de energia elétrica para iluminação.

Infelizmente, porém, encontra alguma dificuldade de entrar massivamente no mercado por causa de um fenômeno não tanto estranho que acontece na consideração que em definitivo os LEDs rendem cerca de 110-120 Lumen/Watt e a SAP (sódio alta pressão)105-115 Lumen/Watt.

Realmente qualquer projetista de iluminação dirá: mas porque que as coisas são assim, onde está a tão apregoada economia no uso do LED no lugar de uma lâmpada a vapor de sódio SAP considerando que são semelhantes os rendimentos em termos de Lumen/Watt.

A resposta vem de todas aquelas pessoas que tiveram a possibilidade de constatar visual e pessoalmente como o olho humano percebe em maior quantidade a luz branca do LED (6000 °K) em respeito à luz amarela (2500°K) das lâmpadas a vapor de sódio, com certeza eles todos dirão indistintamente mesmo com a igualdade de Lúmen se veja mais luz branca que amarela.

O que acontece afinal? Simples, como acontece também com o ouvido, nós humanos de fato não somos igualmente sensíveis a todos os sons, assim o nosso olho não a tem mesma avaliação que faz o Luxímetro (instrumento de medida da luz), com o mesmo Lúmen o olho vê mais luz branca que amarela.

Portanto, aqui está explicado de onde vem a oportunidade de economizar com iluminação, isto é, aproveitando uma característica do nosso olho que é justamente aquela de ser mais sensível à luz branca que àquela amarela.

Uma pergunta óbvia que surge é: mas quanto é esta diferença que podemos usufruir? de a luz branca do LED (6000 °K) em respeito à luz amarela (2500°K) das lâmpadas a vapor de sódio, com certeza eles todos dirão indistintamente mesmo com a igualdade de Lúmen se veja mais luz branca que amarela.

 

A diferença é muito grande até mais de 50 %, querendo dizer com isso que uma nossa lâmpada a LEDs de 200 Watt faz mais luz que uma lâmpada tradicional de 400 a Vapor de Sódio SAP

Mas não é tudo, é apropriado o caso de dizer que com toda esta luz poderíamos economizar ainda mais com a ajuda da eletrônica.

E é verdade, ou melhor, é mais do que verdade, tanto é que temos um sistema eletrônico (dimmer) de redução percentual da energia que a certas horas da noite permite aumentar a economia até a 80 % do total, isto é eletronicamente possível só com os LEDs.

Mas não é só isto!

Agora que vimos bem como explorar da luz para o nosso olho vejamos como aproveitar esta menor energia necessária, podemos de fato considerar (VEDI TAB A FIANCO)

 

– Devendo projetar novas instalações serão necessários fios de menores seções.